logo sua pesquisa

Frutas Exóticas
O que são, exemplos, lista, locais de origem, quais são, benefícios, vitaminas, nomes, brasileiras e do mundo

frutas exóticas, pitaia 
Pitaia: uma fruta exótica sul-americana

 

O que são

As frutas exóticas são aquelas desconhecidas da maior parte da população. Não são encontradas na maior parte das quitandas, supermercados e sacolões do Brasil. Geralmente, são conhecidas apenas por pessoas que vivem na região de origem ou de produção da fruta. Muitas delas possuem formato, cor, cheiro e sabor diferentes das frutas que conhecemos. Não são produzidas em larga escala e, portanto, quando chegam a algum ponto comercial possuem preço elevado.

Principais frutas exóticas brasileiras e do mundo:

- Pitaia – nativa da América do Sul (principalmente da Colômbia), possuí polpa adocicada e saborosa nas cores branca ou vermelha. É rica em vitaminas A e C, fibras e minerais (cálcio, ferro).

- Fisalis – fruta pequena de cor amarela. Possui casca bem fina, que envolve a polpa. Possui sabor um pouco ácido e adocicado. É rica em vitaminas C e A. É nativa da América do Sul.

- Cherimoia – sua casca é verde com presença de escamas. Sua polpa é doce e cremosa. É típica do território chileno. Possui grande quantidade de vitamina C.

- Sapoti – originária da América Central, é uma fruta de formato arredondado e de casca na cor amarela. Possui polpa na cor amarelo claro de sabor adocicado. É rica em minerais e vitaminas C, B e A.

- Siriguela – pequena, de formato oval e de casca lisa e alaranjada. Tem origem em regiões de climas áridos da América do Sul e Central. É muito comum na região da caatinga e cerrado do Brasil. Quando madura, possui sabor levemente adocicado. É rica em vitaminas A, B e C, além de minerais (cálcio, fósforo e ferro).

- Abiu – nativa da região da floresta amazônica, é uma fruta de casca lisa nas cores amarela ou branca. Carnuda, possui sabor adocicado. Possui de uma a quatro sementes pretas em seu interior. Possui formato e tamanho semelhantes a de um limão.

- Granadilho – nativa das regiões da Cordilheira dos Andes, tem aparência parecida com a de um maracujá. Sua polpa, com presença de muitos caroços pequenos, é de sabor suave a adocicado. É rica em vitaminas A, C e K, além de sais minerais (cálcio, fósforo e ferro).

- Jenipapo – fruta exótica nativa da Mata Atlântica e Floresta Amazônica. Possui formato arredondado e é do tamanho de um limão. A casca possui cor marrom esverdeado. A polpa é doce e levemente ácida. É rica em vitamina C, vitaminas do Complexo B , ferro e cálcio.

- Kino – é uma fruta híbrida (cruzamento do kiwi com pepino). É típica do continente africano. Tem tamanho e formato de um melão, porém com presença de espinhos na casca. É rica em fibras, vitamina C, magnésio e proteínas.

Outras frutas consideradas exóticas:

- Cupuaçu

- Fruta-pão

- Longan

- Tamarillo

- Buriti-miriti

- Cambuci

- Camu-camu

 

__________________________________

Veja também:

Frutas cítricas

__________________________________

Bibliografia indicada:

- Frutas nativas, silvestres e exóticas
  Autor: Nanica, Ivo
  Editora: Cinco Continentes
  Temas: Frutas, Agricultura

 

Acessar Frutas

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

 

 


Copyright © 2004 - 2013 Sua Pesquisa.Todos os Direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.