Tênis de Mesa

História da tênis de mesa, origem, regras, equipamentos, jogo, curiosidades, federações e confederações


Tênis de Mesa: um jogo em alta velocidade
Tênis de Mesa: um jogo em alta velocidade

 

O que é e História do Tênis de Mesa 

 

O Tênis de Mesa é um esporte que surgiu na Inglaterra na segunda metade do século XIX. Chegou ao Brasil na primeira década do século XX, trazido por turistas ingleses. É considerado um dos esportes mais populares do mundo.

 

Características do esporte: regras e equipamentos

 

O tênis de mesa é praticado numa mesa que possui 2,74 metros de comprimento por 1,45 metro de largura. A altura da mesa deve ficar a 76 cm de distância do solo. No meio da mesa é fixada uma rede com 1,83 metro de comprimento e 15,25 cm de altura.

 

O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa (no lado oposto ao seu) ou quando ele não alcança a bola (desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa). A bola só pode bater uma vez de cada lado da mesa. No saque (início da jogada), a bola deve tocar uma vez em cada metade da mesa. Caso isso não ocorra, o jogador que efetuou o saque dá um ponto para o adversário.  Vence o jogador que consegue ganhar 3 sets (nas partida de 5 sets) ou 4 (nas partidas de 7 sets). Cada set é composto por 11 pontos. Quando há empate em 10 pontos, vence quem colocar dois pontos de vantagem sobre o adversário.

 

Além da mesa e da rede, os outros equipamentos necessários para a prática deste esporte são a bola e as raquetes. A bola é feita de celuloide ou material plástico similar e deve ter 40 mm de diâmetro. A raquete é feita de 85% de madeira, não havendo limite para tamanho da mesma. A parte da raquete que bate na bola é coberta por borracha.

 

Os jogos de tênis de mesa podem ser disputados um contra um (individuais) ou dupla contra dupla.

 

Federações e Confederações

 

- Os eventos e competições internacionais são realizados pela ITTF (International Tennis Table Federation).

 

- Os campeonatos e eventos brasileiros são organizados pela CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa).

 

Curiosidades do esporte:

 

- O primeiro campeonato mundial de tênis de mesa ocorreu em 1927, na cidade de Londres (Inglaterra).

 

- O tênis de mesa tornou-se um esporte olímpico somente em 1988, nas Olimpíadas de Seul (Coreia do Sul).

 

- O jogador Hugo Calderano é o destaque do tênis de mesa brasileiro na atualidade. Porém, ele não conseguiu um bom resultado nas Olimpíadas do Rio 2016. Ele foi eliminado na 4ª rodada, após perder para o japonês Jun Mizutani pelo placar de 4 a 2.

 

- O último Campeonato Mundial de Tênis de Mesa (individual) ocorreu em abril de 2015, na cidade de Suzhou (China). O título ficou com o número um do ranking mundial, o chinês Ma Long. O próximo acontecerá na cidade de Dusseldorf (Alemanha) em 2017.

 

- Uma das jogadas mais interessantes e emocionantes do tênis de mesa é o "chop". Nesta jogada, o mesatenista atinge a bolinha (de cima para baixo) com o objetivo de desacelerar a velocidade da mesma, fazendo-a quicar poucas vezes, impossibilitando assim o distante adversário de chegar nela. Esta jogada também pode ser usada com objetivo defensivo.

 

O Tênis de Mesa nas Olimpíadas

 

- A China é a grande potência olímpica da atualidade no tênis de mesa. Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016), os atletas chineses ganharam todas as medalhas de ouro disputas no esporte. No tênis de mesa, a China possui 28 medalhas de ouro conquistadas em Jogos Olímpicos.

 

- Nos Jogos Olímpicos são disputadas provas simples (masculina e feminina) e equipes (masculina e feminina).




Impressão Google+


Tênis de Mesa Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Tênis de Mesa

  Autor: Marinovic, Welber e outros

  Editora: Phorte

  Temas do livro: Esportes

 

- O Tênis de Mesa em dez lições

  Autor: Bergeret, Claude

  Editora: Europa-América

  Temas: Esportes

 


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2016 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.