História do Basquete

História do Basquete 
Conheça a História do Basquete, inventor do esporte, primeiro jogo, primeira bola, origens, destaques do basquete brasileiro

história do basquete James Naismith: o criador do basquete

Origem 

O basquetebol (popularmente conhecido como basquete) surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA).

Primeira partida da história

O primeiro jogo de basquete que temos conhecimento e registro foi realizado no dia 20 de janeiro de 1892. Foram formadas duas equipes da Associação Cristã de Moços de Springfield. Este jogo foi interno e não foi presenciado por público. Somente no dia 11 de março deste mesmo ano uma partida pôde ser assistida por público de fora da Associação. Nesta ocasião, os alunos da associação venceram o time dos professores pelo placar de 5 a 1. Aproximadamente duzentas pessoas assistiram ao jogo. 

Formalização das regras 

Durante dois anos os jogos só eram realizados na Associação Cristã e as regras ficaram restritas a este local. Em 1894, profissionais da União Atlética Amadora tomaram conhecimento do novo esporte e resolveram formalizar as regras. 

No ano de 1896, foi realizado o primeiro jogo feminino de basquete. Na ocasião, as alunas da Universidade de Stanford venceram a equipe da Universidade da Califórnia. 

Nos primeiros anos do basquete ainda não havia uma bola específica para este esporte. As partidas eram realizadas com uma bola de futebol. Porém, no ano de 1894, a Chicope Falls, empresa de Massachusetts, desenvolveu a primeira bola de basquete. 

Basquete espalha-se pelo mundo 

Foi somente no começo do século XX que o basquete começou a se espalhar pelos quatro cantos do mundo. Ligas e federações começaram a organizar campeonatos e o esporte, de tão popular, começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos. Atualmente, o basquete é muito praticado no mundo todo. Além de estar organizado profissionalmente, este esporte é presença obrigatória nas aulas de Educação Física de escolas e faculdades brasileiras.   

As grandes potências da atualidade no basquete e suas conquistas:

- Em 2010, a seleção masculina de basquete dos Estados Unidos foi campeã mundial de basquete. Neste mesmo mundial, a seleção feminina dos Estados Unidos sagrou-se campeã.

- Nos Jogos Olímpicos de 2012 (Londres), as seleções masculina e feminina de basquete dos Estados Unidos tornaram-se campeãs.

O Brasil nas Olimpíadas de Londres (2012)

- A participação brasileira os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 não foi boa, pois nenhuma das equipes (masculina e feminina) ganhou medalha. A seleção brasileira masculina de basquete foi eliminada nas quartas de final ao ser derrotada pela Argentina por 82 a 77. Já a feminina não conseguiu passar da primeira fase.

- A equipe de basquete feminina ficou em primeiro lugar na Copa América de Basquetebol, evento realizado em 2011 em Neiva (Colômbia). Na partida final, a seleção brasileira ganhou da Argentina por 74 a 33 e conquistou uma vaga para as Olimpíadas de Londres em 2012.

Os grandes jogadores e jogadoras de basquete da nossa história   

-         Adriana Aparecida dos Santos
-         Alessandra Santos de Oliveira
-         Alfredo Rodrigues da Mota
-         Amaury Antônio Pasos
-         Anderson Varejão
-         Edson Bispo dos Santos
-         Friedrich Wilhelm Braun
-         Hortência Maria de Fátima Marcari Oliva
-         Janeth dos Santos Arcain
-         José Edvar Simões
-         Branca (
Maria Angélica Gonçalves da Silva)
-         Magic Paula
-         Marta de Souza Sobral

-         Nenê  
-         Oscar Schmidt  

-         Rosa Branca
-         Ubiratan Pereira Maciel
   

 

 

 

___________________________________

Veja também:

Curiosidades do Basquete

Livros sobre basquete

___________________________________

 

 

Acessar Esportes

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

 

 

Copyright © 2004 - 2013 Sua Pesquisa.Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.