Hipismo

Hipismo 
História da Hipismo, regras, provas, federação, adestramento, saltos, foto, equitação

hipismo, foto Hipismo: harmonia e sintonia entre cavalo e cavaleiro

Introdução 

O hipismo é um esporte muito antigo, praticado por um homem e seu cavalo. Desde os Jogos Olímpicos Antigos ele era praticado como competição. Porém, as regras e as competições como as que ocorrem hoje, começaram somente no ano de 1883, nos Estados Unidos. No programa dos Jogos Olímpicos Modernos, o hipismo foi incluído nas Olimpíadas de 1912 em Estocolmo (Suécia).

Conhecendo o hipismo

O Hipismo esportivo consiste em várias provas. Nas Olimpíadas ocorrem as seguintes: adestramento, saltos e concurso completo de equitação (individual e em equipe). 

Adestramento

Nesta prova, o cavaleiro deve executar uma série de movimentos num determinado período de tempo. Os jurados avaliam o competidor com notas de 0 a 10.

Saltos

Nos saltos, o cavaleiro deve transpor, com seu cavalo, de 12 a 15 obstáculos numa pista que mede de 700 a 900 metros. O cavaleiro deve fazer duas vezes o percurso da prova. O vencedor será o cavaleiro que errar menos (conquistando mais pontos) em menos tempo. Potência, força, velocidade e obediência do cavalo são fundamentais nas competições de saltos.

CCE (Concurso Completo de Equitação)

Reúne provas de adestramento, cross country e salto. As provas são feitas em um ou três dias. O cross country é realizado numa área que simula um ambiente natural, sendo que o cavaleiro deve passar por obstáculos naturais (tanques de água e troncos de árvores). Vence o cavaleiro ou equipe que somar o maior número de pontos negativos (errar menos), além de apresentar habilidades durante a equitação (harmonia com o cavalo, obediência, resistência e habilidade).

Outras provas de hipismo não olímpicas

Não estão no quadro olímpico as seguintes provas de hipismo: enduro equestre (prova em longa distância separada em etapas); volteio (ginástica sobre o cavalo) e a tradicional corrida de cavalos.

Federação e Confederação

Internacionalmente, a FEI (Federação equestre Internacional), com sede na Suiça, organiza as competições e eventos de hipismo. No Brasil, temos a CBH (Confederação Brasileira de Hipismo).

Conquistas recentes do Brasil no Hipismo

- Nas Olimpíadas de Atenas (2004) o cavaleiro brasileiro Rodrigo Pessoa ganhou a medalha de ouro.
- Nas Copas do Mundo de 1998, 1999 e 2000, Rodrigo Pessoa ganhou o título mundial na prova de saltos.

Principais competições:

- A principal competição de hipismo, em nível mundial, são os Jogos Equestres Mundiais. São organizados desde 1990 pela Federação Equestre Internacional. A última edição foi realizada em 2010 na cidade de Lexington (Estados Unidos). 

Principais potências

- Os países que mais se destacam atualmente no hipismo mundial são: Holanda, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Bélgica.

 

 

 

______________________________

Veja também:

 Olimpíadas

______________________________

Bibliografia indicada:

- Que é Hipismo
  Autor: Freitas, Armando / Vieira, Silva
  Editora: Casa da Palavra
  Temas: Esportes Equestres

- O Hipismo Brasileiro
  Autor: Ferreira, Renyldo
  Editora: Laselva
  Temas: Esportes Equestres

______________________________

 

 

Acessar Esportes

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

 

 

Copyright © 2004 - 2012 Sua Pesquisa.Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.