Beisebol

História, regras, prática no mundo, curiosidade, esporte olímpico, dinâmica do jogo


Beisebol: esporte nacional nos Estados Unidos
Beisebol: esporte nacional nos Estados Unidos

 

O que é 

 

O beisebol é um esporte muito popular nos Estados Unidos, possuindo milhões de adeptos. Crianças e adultos praticam o esporte, inclusive em clubes e escolas. Na Ásia e em Cuba este jogo também é muito popular. No Brasil é pouco praticado e conhecido da população, exceto pela comunidade nipo-brasileira.

 

Origem do beisebol 

 

O jogo foi criado nos Estados Unidos em 1839. Porém, as regras foram feitas em 1845, pelo norte-americano Alexander Cartwright. O primeiro jogo oficial foi disputado em 19 de junho de 1846, na cidade de Nova Iorque.

 

Como é o esporte 

 

O esporte consiste em marcar pontos (runs). O campo é um semicírculo, com um quadrado inserido. As bases ficam posicionadas nos pontos de encontro entre o quadrado e o semicírculo. Cada uma das duas equipes possui 9 jogadores. 

 

A dinâmica do jogo funciona da seguinte forma: o pintcher (lançador) deve arremessar (em três chances) a bola, passando pelo batedor (runner). Atrás deste fica o apanhador, da mesma equipe do arremessador, chamado de catcher. O rebatedor deve acertar a bola, jogando-a para longe, e correr para as bases. Quando a bola é jogada para fora do estádio, fato que acontece poucas vezes em função da dificuldade, é considerado o home run e vale um ponto. Os interceptadores do time adversário (fielders) devem pegar a bola e jogar na direção das bases para os jogadores de sua equipe, para evitar o progresso do batedor. Caso o batedor consiga percorrer todas as bases, o ponto é computado.

 

O jogo inteiro é composto de 9 turnos (ataque e defesa alternados). Cada turno termina quando os três batedores são substituídos. Isto ocorre quando o ponto não é marcado.

 

Curiosidades

 

- O beisebol faz parte das Olimpíadas desde os Jogos de Barcelona (1992).

 

- Quem administra o beisebol em nível mundial é a Federação Internacional de Beisebol. Já no Brasil, a associação responsável pelo esporte é a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol.

 

- Coreia do Sul, Cuba e Estados Unidos são, atualmente, as grandes potências mundiais do esporte.


 



Impressão Google+


Beisebol Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- O que é beisebol, softbol e hoquei sobre grama

  Autor: Freias, Armando

  Editora: Casa da Palavra

  Temas: Esporte

 

- Basebol e Softbol

  Autor: Mendes, Rui

  Editora: Almedina Brasil

  Temas: Esportes

 


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2015 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.