Atletismo

História da Atletismo, origem, modalidades, corridas, saltos, lançamentos, arremessos, maratona, decatlo, recordes


Atletismo: tradição e diversidade de modalidades
Atletismo: tradição e diversidade de modalidades

 

O que é e História do Atletismo 



O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C, eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.

 

Grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados. Nestes estádios, existem as demarcações específicas para cada prova e também os equipamentos como, por exemplo, no salto com varas. Algumas competições como, por exemplo a maratona, são realizadas em vias públicas.

 

As principais modalidades do atletismo são:



Corrida de pista



É a mais tradicional competição do atletismo e envolve várias provas. 


- Corridas disputadas em pistas ovais (cada atleta corre numa faixa): 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos.


- Corridas de Meio Fundo (os atletas não precisam ficar na raia): 800 metros e 1.500 metros.


- Corridas de Fundo (dentro da pista): 5.000 metros e 10.000 metros.


- Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.



Corridas com obstáculos



São realizadas dentro dos estádios e se dividem em quatro modalidades: 100 metros (feminino), 110 metros (masculino), 400 metros (masculino e feminino) e 3.000 metros (feminino e masculino).



Revezamento



As provas de revezamento são disputadas por grupos compostos por quatro atletas cada. Cada atleta corre um quarto da pista e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe.



Saltos



- Salto em distância: o atleta corre numa pista, de no mínimo 40 metros, e deve efetuar o salto antes de uma tábua de 20 cm de largura. Ao cair na areia é feita a medição da distância obtida. Vence o atleta que conseguir o salto com maior distância.

 

- Salto em altura: nesta competição o atleta deve percorrer uma pista (mínimo de 20 metros) e com uma vara saltar por cima do sarrafo (barra horizontal). O atleta pode tocar o sarrafo, porém o mesmo não pode cair. A altura vai aumentando a cada salto positivo. Vence o atleta que conseguir saltar maior altura sem derrubar o sarrafo.



Arremessos e Lançamentos



Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo, de martelo e de disco. Em todas elas, vence o atleta que conseguir arremessar o objeto a uma distância maior. 



Decatlo



Praticada por homens, numa mesma prova são envolvidas dez modalidades do atletismo. As modalidades do decatlo são: corrida (100 metros), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros. Vence o atleta que conseguir maior pontuação no geral das provas.



Heptatlo



Prova combinada somente para mulheres. Envolve sete modalidades do atletismo: 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros. Vence a atleta que conseguir maior quantidade de pontos no geral.



Federações e Confederações



- As competições, regras e atividades internacionais de atletismo são organizadas pela IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo).

 

- No Brasil, as competições de atletismo são organizadas pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).

 

Alguns recordes mundiais do Atletismo:


- 100 metros rasos: Usain Bolt (Jamaica) com 9,58 segundos.
- Maratona: Patrick Musyoki (Quênia) com 2h03m45s.
- 10.000 metros rasos feminino: Almaz Ayana (Etiópia): 29:17.45
- 400 metros rasos masculino: Wayde Van Niekerk (África do Sul): 43.03s
- Salto em altura: Javier Sotomayor (Cuba) com 2,45 metros
- Salto em distância: Mike Powell (EUA) com 8,95 metros.
- Salto triplo: Jonathan Edwards (Inglaterra) com 18,29 metros
- Lançamento do martelo feminino: Anita Wlodarczyk (Polônia): 82,29 metros

 

Você sabia?


- É comemorado em 9 de outubro o Dia do Atletismo.


- O grande destaque do atletismo nas Olimpíadas de Londres 2012 foi o jamaicano Usain Bolt. Ele ganhou 3 medalhas de ouro, vencendo os 100 metros rasos (recorde olímpico com 9,63 segundos), 200 metros rasos e com a equipe da Jamaica no revezamento 4x100. Nos Jogos Olímpicos de 2016 ele foi novamente o destaque, pois ganhou medalha de ouro nos 100 metros rasos e nos 200 metros rasos. Ganhou também, novamente, medalha de ouro com sua equipe jamaicana no revezamento 4x100.


- O penúltimo Mundial de Atletismo aconteceu na cidade de Moscou (Rússia) entre 10 e 18 de agosto de 2013. As competições ocorreram no Estádio Lujniki. Os atletas russos ficaram em primeiro lugar no quadro de medalhas do mundial com 7 de ouro, 4 de prata e 6 de bronze.


- O último Mundial de Atletismo aconteceu em 2015 (entre os dias 22 e 30 de agosto), na cidade de Pequim (China). As provas foram realizadas no Estádio Nacional de Pequim, também conheido como Ninho do Pássaro. Os atletas do Quênia colocaram seu país no topo do quadro de medalhas. Foram 16 no total, sendo 7 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze. O Brasil não teve um bom desempenho neste mundial, ficando na 25ª colocação com apenas uma medalha de prata.

 

- O próximo Mundial de Atletismo será realizado em 2017 (entre os dias 5 e 13 de agosto), no Estádio Olímpico de Londres.


- O primeiro Mundial de Atletismo aconteceu em 1983, na cidade de Hensinque (Finlândia).


- O grande destaque do atletismo na Antiguidade foi Leonidas de Rhodes. Ele obteve doze títulos de corrida entre os anos de 164 e 152 a.C.

 

- As mulheres fizeram a estreia no atletismo olímpico somente em 1928 (Olimpíadas de Amsterdã). Nesta edição, as mulheres participaram das provas de revezamento 4x100m, salto em altura, lançamento de disco, 100 m e 800 m.




Impressão Google+


Atletismo Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Atletismo - regras oficiais de competição

Autor: CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo)

Editora: Phorte

Temas do livro: Esportes, Atletismo, Regras


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2016 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.