reprodução

Reprodução 
Tipos de reprodução, reprodução assexuada e reprodução vegetativa, divisão celular, reprodução humana, reprodução sexuada, seres unicelulares, óvulo e espermatozóide, aparelho reprodutor masculino e feminíno.

reprodução humana - óvulo e espermatozóide
Espermatozóide penetrando num óvulo

 

O que é reprodução 

É o processo pelo qual se torna possível a continuidade das espécies. Esta pode ser sexuada ou assexuada.  

A reprodução assexuada ou vegetativa é aquela em que organismos vivos são capazes de se reproduzirem por si só, ou seja, não precisam do auxílio de outro indivíduo da mesma espécie.

 Este processo pode ocorrer por divisão celular, por fragmentação ou por brotamento. A divisão celular ocorre nos seres unicelulares, quando uma célula deixa de existir, cedendo lugar a duas ou mais células. 

Na fragmentação o organismo vivo divide-se em pedaços, e estas partes originam novos seres; isto ocorre em animais multicelulares (anêmonas-do-mar) e também com alguns vegetais, como, por exemplo, as algas. Já no brotamento são formados botões ou brotos em várias áreas do organismo, estes são capazes de se desenvolver dando origem a outros indivíduos completos.

Reprodução na espécie humana 

Na espécie humana, a reprodução é sexuada, dependendo para tanto, da união de duas células: óvulo (feminino) e espermatozóide (masculino). Esse tipo de reprodução é o mais importante sob o ponto de vista evolutivo, pois reúne em um mesmo descendente (filho), fatores originários de dois indivíduos (pai e mãe).

O aparelho reprodutor masculino é constituído por: Testículos, Epidídimo, Canal deferente, Uretra, Pênis,  Escroto, Vesícula seminal e Próstata. O sistema reprodutor feminino é formado por : ovários, trompas de falópio, útero, vagina e vulva.

 

 

___________________________________

Veja também:

Gravidez

Livros sobre reprodução

 



Acessar Ecologia e Saúde

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

 

Copyright © 2004  - 2011 Sua Pesquisa.Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.