insetos

Insetos
Vida dos insetos, formas de reprodução, habitat, principais tipos de insetos, 
desenvolvimento, formigas, abelhas, vespas, mosquitos, cupins.

formiga - insetos
Formiga: vida em comunidade com extrema organização

 

Introdução 

Os insetos sugiram há milhões de anos. Pode-se dizer que os primeiros surgiram há cerca de 500 milhões de anos. Atualmente, existem milhares de espécies e, entre elas, estão: borboletas, moscas, traças, abelhas, vespas, besouros, formigas e muitos outros.

Informações e características dos insetos 

Independente de sua classificação, todos eles dividem-se em três partes: cabeça, tórax e abdome. Eles possuem também seis pernas anexas ao tórax e, nesta região, pode haver também duas asas ou até mesmo quatro delas. 

Muitos deles tem dois olhos, formado por vários outros, ou olhos simples, ou seja, tem a formação de vários olhos em um só. Sua respiração se dá através de pequenos orifícios em sua pele. Muitas espécies deste tipo de vida apresentam antenas que lhes proporcionam um olfato extremamente apurado, o que lhes permite chegar de forma mais precisa às suas presas. 

Com relação ao seu desenvolvimento, a maioria dos insetos passa por diversos estágios antes de chegar ao seu amadurecimento. As borboletas, por exemplo, passam por quatro fases: ovos, larvas, crisálidas e, por último, tornam-se adultas da forma como as conhecemos, com suas asas grandes e coloridas. 

Há ainda, aqueles insetos que vivem em comunidade, as formigas e as abelhas fazem parte desta categoria. Estas espécies são extremamente organizadas e dividas hierarquicamente. No caso das abelhas, há a abelha rainha e as operárias. 

Outros tipos conhecidos de insetos são os insetos-folhas, estes fazem parte da família das baratas e são encontrados nas regiões tropicais de nosso planeta. Este tipo de inseto costuma ficar imóvel durante o dia, saindo somente à noite para procurar alimentos. Entre eles, somente os machos é que têm a capacidade de voar. 

Desta mesma família, fazem parte os insetos-gravetos, estes se parecem com pequenos galhos e como camuflagem, chamada também de mimetismo, possuem em seus corpos regiões esverdeadas que lembram musgos. Isto os torna capaz de se misturarem com a paisagem da região em que vivem, e, desta forma, eles conseguem enganar suas presas e predadores.

Muitos destes insetos tem se tornado uma praga para a população das grandes cidades. É o caso dos cupins e das formigas que avançam dentro das residências deixando um rastro de destruição. Com as construções de cimento e concreto cada vez mais presentes, estes insetos tiveram suas principais fontes de alimentação esgotadas e a única forma de sobreviverem foi a disputa de espaços com os seres humanos. O homem invadiu o habitat dos insetos e agora eles estão fazendo o mesmo conosco.

 

___________________________________

Veja também:

Fotos de Insetos

Vaga-lume

Gafanhoto

Pulga

Formiga

Abelha

Cupim

___________________________________

Bibliografia indicada:

- Como Vivem os Insetos - O Universo da Ciência
   Autor: Tacla, Almenor
   Editora: Scipione
  Temas: Biologia, Zoologia

- Insetos Guia Pratico
   Autor: Michael, Marylene Pinto
   Editora: Nobel

  Temas: Biologia, Zoologia, Entomologia

 


Acessar Ecologia e Saúde

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

 

Copyright © 2004  - 2012 Sua Pesquisa.Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.