gravidez

Gravidez
Etapas e sintomas de gravidez, mudanças no corpo da gestante, gravidez na adolescência, 
fases da gestação, a reprodução humana

gravidez - feto
Figura representando um feto no útero da mulher grávida: reprodução humana

Gravidez 

O início da gravidez se dá após a fecundação do óvulo pelo espermatozóide. Durante este estágio inicial, o corpo da gestante passa por inúmeras transformações, incluindo alterações físicas, hormonais e psicológicas.

Duração e sintomas 

A geração de uma vida dentro do útero é um processo fisiológico que ocorre com as fêmeas da classe de animais mamíferos. O período de gestação pode variar entre uma espécie e outra, no caso de ser humano, assunto a ser tratado aqui, a gravidez dura por volta de 40 semanas. 

Durante esta fase, a menstruação é interrompida devido a alterações nos níveis de hormônio, o útero aumenta de tamanho progressivamente, as mamas ficam maiores, uma vez que estão sendo preparadas para a amamentação.  

Etapas da Gravidez 

Durante o primeiro trimestre, período em que o óvulo se prende ao útero para dar início ao seu desenvolvimento, a mulher grávida tende a ficar emocionalmente mais sensível e sofrer alterações fisiológicas como: aumento das mamas, perda de peso, aumento da freqüência urinária, etc. 

No segundo trimestre, o feto já está completamente formado chegando a medir sete centímetros e já se pode identificar o sexo do bebê; contudo, ele ainda não está pronto para nascer. Neste estágio, a gestante aumenta de peso mensalmente variando de um a um quilo e meio por mês. Ao final deste período, alguns desconfortos já são sentidos pela grávida, um deles é a freqüente dor nas costas. 

O último trimestre é um pouco mais difícil para a gestante devido ao aumento dos desconfortos ocasionados pelo tamanho de sua barriga. Em decorrência deste fato, podem ocorrer dificuldades físicas como: cansaço freqüente, dores na coluna, inchaço nas pernas e desconforto ao dormir. Após 9 meses, o útero está com aproximadamente cinco quilos e o bebê, que já está pronto para nascer, tem por volta de 3 quilos.

Gravidez na adolescência 

No Brasil de hoje, a gravidez precoce tem se tornado um grande problema de saúde pública. Com poucas orientações e uma vida sexual cada vez mais precoce, muitas jovens estão engravidando numa fase da vida em que se encontram despreparadas para assumir tal responsabilidade. Esta meninas acabam deixando de lado uma importante fase da vida, a infância, para se tornarem mães.

 

 

 

__________________________________________

Veja também:

Livros sobre Gravidez

__________________________________________

 



Acessar Saúde

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo


 IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um  médico para receber orientações.


Copyright © 2004 - 2011  Sua Pesquisa.Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.