Fungos

Tipos, reino dos fungos, doenças causadas, biologia, medicamentos, benefícios e malefícios aos seres humanos, locais em que aparecem, reino fungi.


Fungos: ausência de flores
Fungos: ausência de flores

 

Introdução 

 

De uma forma geral, podemos dizer que há tipos diferentes de fungos e também que eles são uma forma de vida bastante simples. Entre suas diferenças, há aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, provocando inúmeras doenças. Há ainda os que parasitam vegetais e animais mortos. Os que servem para alimento (champignons) e até aqueles dos quais se podem extrair medicamentos importantes para o homem, como a penicilina. Os fungos fazem parte do Reino Fungi.

 

Características, alimentação e tipos de fungos 

 

Ao contrário do que muitos acreditam, os fungos não são plantas e, portanto, não possuem flores. Eles se multiplicam por células muito pequenas. Estas células são chamadas de esporos e se desenvolvem ao caírem em solo úmido e rico em matéria orgânica, ambiente ideal para o crescimento de um novo fungo.

 

Por não possuírem clorofila, que é essencial para garantir a alimentação das plantas, os fungos agem como parasitas, se alimentando da comida de outras formas de vida. Entretanto, eles também obtém alimentos através do processo de decomposição de matéria orgânica (possuem importante função como decompositores na natureza). A ainda outra forma de obtenção de alimentos por parte dos fungos: a interação simbiótica (os fungos oferecem algum benefício para algum ser vivo e, em troca, recebe nutrientes).


O mofo, também conhecido como bolor, é o nome dado a uma colônia de fungos, que se forma através dos esporos (células quase microscópicas) em suspensão no ar. Além do ar, os esporos dos fungos podem ser transportados por animais e até mesmo pela água. Os esporos se desenvolvem formando fungos ao encontrarem lugares escuros e úmidos para se reproduzir.

 

Por isso, nota-se maior numero de mofo em ambientes úmidos, como paredes, armários, gavetas, etc. Estas mesmas células minúsculas também se agrupam em alimentos como pães, frutas e vegetais, uma vez que buscam alimentos em ambientes propícios para o seu crescimento. 

 

Existem espécies de fungos que são unicelulares (formados de apenas uma célula), enquanto outras são pluricelulares (formados de várias células).

 

Os fungos também possuem material de reserva, assim como a maioria dos seres vivos. O material de reserva dos fungos é o glicogênio.

 

Você sabia?

 

- As micoses, em seus mais variados tipos, são originadas por microfungos, atingindo os seres humanos com maior frequência nos países tropicais, como no Brasil, por exemplo. Na maior parte das vezes, o tratamento para este mal é difícil por tratar-se de uma forma de vida daninha e oportunista.

 

- Mas há estudos avançados e trabalhos importantes a respeito deste assunto. Muitos medicamentos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de livrar o homem desta companhia desagradável e prejudicial.

 

- Existem medicamentos que são usados para combater determinados fungos, que podem se estabelecer no corpo humano. Estes medicamentos são conhecidos como fungicidas.

 

- Uma das espécies de fungo que mais provocam prejuízos na agricultura é o Hemileia vastatrix. Este fungo costuma atacar os cafezais, provocando uma doença chamada de ferrugem do café.




Impressão Google+


Fungos Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- O Incrível mundo dos fungos

   Autor: Terçarioli, Gisela Ramos 

   Editora: UNESP

 

- Fungos - Uma Introdução À Biologia, Bioquímica e Biotecnologia

   Autor: Azevedo, João Lúcio de

   Editora: EDUCS

 


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2016 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.