Febre Amarela

Informações sobre esta doença tropical, forma de transmissão do vírus, vacina, sintomas, mosquito aedes aegypti


Aedes Aegypti: mosquito transmissor da febre amarela urbana
Aedes Aegypti: mosquito transmissor da febre amarela urbana

 

O que é 

 

A febre amarela é uma importante doença que, infelizmente, faz milhares de vítimas em nosso país. É uma doença provocada por um tipo de vírus (flavivírus), encontrado em primatas não-humanos que habitam regiões de florestas. Este vírus pode ser transmitido aos seres humanos de duas formas: 

 

- Pela picada da fêmea do mosquito conhecido por “Aedes Aegypti”, desde que o inseto esteja contaminado (após picar um ser humano com a doença). Esta é conhecida como febre amarela urbana. 

 

- O segundo tipo de febre amarela é a  silvestre, que ocorre através da picada do mosquito Haemagogus. 

 

Regiões de maior incidência 

 

Esta enfermidade ocorre principalmente nas regiões tropicais e subtropicais, em função das condições climáticas favoráveis para a procriação e desenvolvimento deste tipo de mosquito. A região amazônica, por exemplo, é um importante local de disseminação da doença, pois o clima quente, as chuvas e a grande quantidade de rios facilita a reprodução deste inseto e o alastramento da doença.

 

Transmissão da doença 

 

Após ser picado pelo mosquito, a pessoa contaminada começa a apresentar uma série de sintomas: febre alta (podendo chegar a 40 ou 41 graus centígrados), fortes dores de cabeça, vômitos, problemas no fígado e hemorragias.


Outras informações 

 

O nome da doença está relacionado à cor a qual a pele da pessoa fica após contrair a doença. O doente fica com icterícia, pois ocorre o derramamento da bilirrubina em diversos tecidos do corpo. Quando espalha-se pela corrente sanguínea, a pessoa fica com uma cor amarelada na pele e também nos olhos.

 

Esta doença infecciosa pode permanecer no corpo da pessoa doente por aproximadamente duas semanas. Em alguns casos, a pessoa pode morrer, em função do agravamento da doença e dos danos provocados pelo vírus no corpo e nos órgãos.

 

A vacina contra a febre amarela foi criada, no ano de 1937, pelo médico e virologista sul-africano Max Theiler. 

 

Importante: os médicos recomendam tomar esta vacina antes de viajar para as regiões norte e centro-oeste do país ou para áreas em que existem incidências desta doença.




Impressão Google+


Febre Amarela Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Febre Amarela

  Autor: Benchimol, Jaime Larry

  Editora: Fiocruz

  Temas: Saúde, Medicina, Doenças

 

- Vírus, Mosquitos e Modernidade

  Autor: Lowy, Ilana

  Editora: Fiocruz

  Temas: Saúde, Medicina, Doenças

 


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2015 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.