Estados Físicos da Água

Quais são os estados físicos da água, líquido, sólido, gasoso, mudanças, transformações, fusão, ebulição, condensação, exemplos


Líquido, sólido e gasoso: estados físicos da água
Líquido, sólido e gasoso: estados físicos da água

 

Quais são os estados físicos da água

 

Na natureza, podemos encontrar a água em três estados físicos. 

 

O estado líquido é o mais comum, pois está mais presente em nosso dia a dia. É a água que bebemos, tomamos banho, lavamos roupa e louças e etc. Podemos encontrar, na natureza, a água neste estado nos mares, rios, lagos, riachos e etc.

 

No estado sólido, a água se apresenta na forma de gelo. Neste estado físico, ela é mais comum em regiões frias do continente com na Antártida e no Polo Norte. A água também pode passar do estado físico líquido para o sólido de forma artificial, ou seja, quando colocamos água no congelador de nossas geladeiras.

 

O estado gasoso, embora menos visível, também está muito presente em nossas vidas. A água é encontrada no estado gasoso após passar pelo processo de evaporação. Num dia de muito calor, por exemplo, a água dos rios, mares e até da roupa que estendemos no varal é transformada em vapor de água. Quando fervemos a água em casa, ela também muda do estado líquido para o gasoso, através do processo de ebulição.

 

Mudanças nos estados da água

 

A água passa por cinco processos de transformação na natureza. Estas transformações ocorrem de acordo com a mudança de temperatura da água. Para que a transformação de um estado para outro ocorra é necessários que a água atinja determinadas temperaturas.

 

Vaporização

 

Quando a água passa do estado líquido para o gasoso. Pode ocorrer através de dois processos. 

 

Na ebulição, ocorre quando a água chega à temperatura de 100ºC (nível do mar). Um bom exemplo é quando fervemos a água no fogão. Quando a água começa a borbulhar é porque ela está fervendo e, portanto, entrando em estado de ebulição (transformando-se em vapor de água).

 

Já no processo de evaporação, a água passa do estado líquido para o gasoso de forma lenta. Quando estendemos a roupa molhada no varal num dia ensolarado, a água vai, lentamente, passando do estado líquido para o gasoso.

 

Solidificação

 

A água passa do estado líquido para o sólido. Essa transformação ocorre quando a água atinge a temperatura de 0ºC. Um bom exemplo é quando pegamos a água em temperatura ambiente e colocamos no congelador. Quando a água chega a 0ºC ela muda para o estado sólido (gelo).

 

Condensação

 

Mudança da água do estado gasoso para o líquido. Este processo é muito comum na formação das chuvas, quando o vapor de água é transformado em água líquida após uma queda de temperatura. Também podemos observar este processo nas gotículas de água que se formam na parte interna da tampa da panela quando estamos cozinhando alimentos ou fervendo água.

 

Fusão

 

Ocorre quando a água passa do estado sólido para o líquido. Quando o gelo é retirado do congelador, a temperatura da água vai aumentando. Quando ela ultrapassa a marca de 0ºC (ponto de fusão), começa a derreter, transformando-se em água líquida.

 

Sublimação

 

Quando a água passa do estado físico gasoso para o sólido e vice-versa, sem passar pelo estado líquido. É a transformação mais rara na natureza. Geralmente, este processo de transformação é realizado em laboratórios.




Impressão Google+


Estados Físicos da Água Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- A água do planeta azul
  Autor: Carraro, Fernando
  Editora: FTD
  Temas: Ciências Biológicas, Meio Ambiente, Física


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2015 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.