Milagre Econômico Brasileiro

O que foi, resumo, aspectos positivos e negativos, o fim do milagre, economia na Ditatura Militar (governo Médici)



"Milagre econômico" gerou campanhas publicitárias governamentais ufanistas.

 

O que foi

 

O período da História do Brasil entre os anos de 1969 e 1973 foi marcado por forte crescimento da economia. Nesta época o Brasil era uma Ditadura Militar, governado pelo general Médici. O termo “milagre” está relacionado com este rápido e excepcional crescimento econômico pelo qual passou o Brasil neste período. Este crescimento foi alavancado pelo PAEG (Programa de Ação Econômica do Governo) implantado em 1964, durante o governo de Castelo Branco. 

 

Principais características deste período:

 

Aspectos positivos:

 

- Crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) entre 7% e 13% ao ano;

 

- Melhorais significativas na infraestrutura do país;

 

- Aumento do nível de emprego proporcionado, principalmente, pelos investimentos nos setores de infraestrutura e indústria.

 

- Significativo desenvolvimento industrial, alavancado pelos investimentos nos setores de siderurgia, geração de eletricidade e indústria petroquímica. O setor foi puxado, principalmente, pelo crescimento e fortalecimento das empresas estatais.

 

Aspectos negativos:

 

- Inflação elevada. No período, a inflação ficou entre 15% e 20% ao ano.

 

- Aumento da dívida externa. O desenvolvimento econômico foi bancado, principalmente, com empréstimos no exterior. Esta dívida prejudicou o desenvolvimento do Brasil nos anos futuros, pois criou uma dependência com relação aos credores e ao FMI (Fundo Monetário Internacional), além de comprometer uma significativa fatia do orçamento para pagamento de juros da dívida.

 

- Embora a economia tenha crescido consideravelmente, não houve distribuição de renda e, portanto, aumentou ainda mais as desigualdades sociais no país com o aumento da concentração de renda nas mãos dos mais ricos.

 

O fim do milagre

 

O crescimento econômico brasileiro começou a diminuir a partir de 1974 com uma crise mundial provocada pelo “choque do petróleo”. O elevado aumento do petróleo no mercado mundial afetou diretamente a economia brasileira. Os combustíveis derivados do petróleo aumentaram muito, elevando ainda mais a inflação.

 

A balança comercial brasileira ficou com déficit elevado em função da importação de petróleo a preços exorbitantes.

 

Os investimentos externos e internos diminuíram significativamente, prejudicando o avanço da economia nos níveis anteriores. Entre os anos de 1974 e 1979, o PIB brasileiro passou a crescer na média de 6,5%, diminuindo a geração de empregos e a massa salarial. Este fato fez com que houvesse uma significativa diminuição do consumo interno, prejudicando as empresas nacionais voltadas para o mercado nacional.

 

Você sabia?

 

- O governo usou a euforia popular provocanda pelo "milagre econômico" para lançar slogans do tipo "Ninguém mais segura este país".


 



Impressão Google+


Milagre Econômico Brasileiro Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- O Milagre Brasileiro

  Autor: Filho, Murilo Mello

  Editora: Bloch

  Temas: História do Brasil, Economia

 

- A Ditadura Militar no Brasil

  Autor: Rezende, Maria Jose de

  Editora: Eduel

  Temas: História do Brasil, Economia

 


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2015 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.