História do 8 de março
O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos Estados Unidos e na Europa) por melhores condições de trabalho e por direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do século XX.
No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizeram greve por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e o fim do trabalho infantil. Esse movimento também foi reprimido pela polícia.
No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (a maioria mulheres) morreram queimados em um incêndio em uma fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança do trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.
Porém, foi somente no ano de 1910, durante uma conferência realizada na Dinamarca, que ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para a luta em favor do direito de voto feminino. Contudo, apenas no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar oficialmente o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.
Objetivo da data
Ao ser criada essa data, não se pretendia apenas realizar uma comemoração. Em muitos países realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade contemporânea. O esforço consiste em diminuir e, futuramente, eliminar o preconceito e a desvalorização da mulher.
Mesmo com diversos avanços ao longo do tempo, em muitas regiões do mundo as mulheres ainda enfrentam problemas como salários mais baixos, violência, jornada excessiva de trabalho e desvantagens no desenvolvimento da carreira profissional. Muitas conquistas foram alcançadas, porém ainda existem desafios a serem superados.
Conquistas das mulheres brasileiras
Podemos afirmar que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco importante na história da mulher brasileira. Nessa data foi instituído o voto feminino no Brasil por meio do Código Eleitoral promulgado durante o governo de Getúlio Vargas (1930-1945).
As mulheres conquistaram, após muitos anos de reivindicações e debates, o direito de votar e também de serem eleitas para cargos nos poderes executivo e legislativo. Essa conquista representou um passo significativo na ampliação da participação política feminina no país.
Marcos das conquistas das mulheres na história:
1788 - O político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
1840 - Lucretia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros nos Estados Unidos.
1859 - Surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
1862 - Durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
1865 - Na Alemanha, Louise Otto cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
1866 - No Reino Unido, o economista John Stuart Mill escreve defendendo o direito de voto para as mulheres inglesas.
1869 - É criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.
1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
1874 - É criada no Japão a primeira escola normal destinada à formação de moças.
1878 - É criada na Rússia uma universidade feminina.
1893 - A Nova Zelândia torna-se o primeiro país do mundo a conceder direito de voto às mulheres (sufrágio feminino). A conquista foi resultado da luta de Kate Sheppard, líder do movimento pelo direito de voto feminino na Nova Zelândia.
1901 - O deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.
1951 - A OIT (Organização Internacional do Trabalho) estabelece princípios gerais visando a igualdade de remuneração entre homens e mulheres que exercem a mesma função.
Principais conquistas na segunda metade do século XX
Na segunda metade do século XX, as mulheres passaram a ocupar posições de liderança em diferentes áreas profissionais, inclusive no mundo dos negócios. Muitas delas criaram e desenvolveram empresas bem-sucedidas e conquistaram cargos de destaque em grandes corporações.
As mulheres também desempenharam papel importante na defesa de reformas sociais, participando ativamente de movimentos relacionados aos direitos civis, aos direitos trabalhistas e às mobilizações contra guerras. Os movimentos feministas, especialmente a segunda onda do feminismo entre as décadas de 1960 e 1970, contribuíram para importantes transformações jurídicas e sociais, como leis contra a discriminação de gênero e avanços relacionados aos direitos reprodutivos.
Além disso, as mulheres romperam diversas barreiras no campo esportivo, participando e se destacando em competições internacionais, como os Jogos Olímpicos.
Você sabia?
No Brasil, comemora-se em 30 de abril o Dia Nacional da Mulher. A data foi instituída em homenagem à bióloga e líder feminista Bertha Lutz, uma das principais defensoras dos direitos políticos das mulheres no país.
Hattie McDaniel foi a primeira atriz negra a ganhar uma estatueta do Oscar. O prêmio foi recebido em 1940, em reconhecimento à sua atuação como atriz coadjuvante no filme "E o vento levou...".
FRASES SOBRE O DIA DAS MULHERES:
- “As mulheres são os arquitetos reais da sociedade”. (Harriet Beecher Stowe)
- “A maneira mais rápida de transformar a sociedade é mobilizando as mulheres do mundo”. (Charles Malik)
- “Uma mulher com uma voz é, por definição, uma mulher forte. Mas a busca para encontrar a voz pode ser extremamente difícil”. (Melinda Gates)
- “Ser mulher é uma tarefa muito difícil, uma vez que consiste principalmente em lidar com homens”. (Joseph Conrad)
- “Se você quer algo, pergunte a um homem, se você quer que algo seja feito, peça a uma mulher”. (Margaret Thatcher)
- “Quem não sabe aceitar as pequenas falhas das mulheres não aproveitará suas grandes virtudes”. (Khalil Gibran)
- “A sabedoria das mulheres não é raciocinar, é sentir”. (Immanuel Kant)
- “Não se nasce mulher: torna-se”. (Simone de Beauvoir)
- “A mulher deve ser lentamente decifrada, como o enigma que é: encanto a encanto.”. (Coelho Neto)
- “Sentir, amar, sofrer, devotar-se, será sempre o texto da vida das mulheres.”. (Honoré de Balzac).
|
|
| PARABÉNS A TODAS AS MULHERES DO MUNDO! |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
ANDREUCCI, Ana Cláudia. Mulher, sociedade e direitos humanos. São Paulo: Rideel, 2013.
Vídeo indicado no YouTube:
A origem operária do 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher | Ouça 6 minutos - Canal BBC News Brasil