Eclipse

O que é, tipos de eclipses (solar e lunar), cuidados ao observar, como e quando ocorrem


Foto de um eclipse total do Sol
Foto de um eclipse total do Sol

 

Introdução

 

Eclipse é o escurecimento parcial ou total de um corpo celeste, provocado pela interposição de um outro corpo celeste. Os eclipses mais comuns e conhecidos são o do Sol e o do Lua. 

 

Eclipse Solar

 

Neste caso, a Lua move-se para uma posição localizada entre o planeta Terra e o Sol. Logo, a sombra da Lua incide sobre o nosso planeta. Esta sombra possui 170 quilômetros aproximadamente, possibilitando a visualização do fenômeno apenas nos países localizados dentro desta faixa. Nesta faixa, podemos classificar como sendo um eclipse solar total, pois o Sol fica totalmente encoberto pela Lua. Fora desta faixa, as pessoas podem visualizar apenas uma parte do Sol, ocorrendo o chamado eclipse solar parcial.

 

Eclipse Lunar 

 

Neste caso, a Lua passa através da sombra provocada por nosso planeta. Logo, a sombra do planeta Terra vai avançando pela face iluminada do Lua. Este tipo de eclipse ocorre na fase de Lua cheia.

 

Curiosidade:

 

Na antiguidade, em função do baixo conhecimento astronômico, muitos povos acreditavam que o eclipse era um sinal de que alguma coisa ruim ou uma catástrofe natural estava por acontecer.

 

Cuidado:

 

Olhar diretamente para o Sol durante um eclipse pode causar queima da retina ou outros problemas oculares sérios. Para visualizar este fenômeno é necessário a utilização de óculos projetados especificamente para este caso. Óculos de sol comum, papel celofane, filme fotográfico ou qualquer outro objeto não devem ser utilizados em dias de eclipse solar.

 

Você sabia?

 

- O único eclipse solar total de 2015 poderá ser visualizado no dia 20 de março. Porém, poderá ver o fenômeno apenas quem estiver numa pequena faixa do Oceano Atlântico, entre a Grã-Bretanha e a Islândia.

 

- O primeiro registro de eclipse solar da história foi realizado em 763 a.C, na Assíria.




Impressão Google+


Bibliografia Indicada

 

- Eclipses

  Autor: Mourão, Ronaldo Rogério de Freitas

  Editora: Unisinos

  Temas: Astronomia, Ciências Exatas

 


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2015 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.