Entrudo
O que é entrudo, significado, história do Carnaval no Brasil, tipos de entrudo, origens, festa popular, exemplos

Entrudo familiar
Jogos durante o Carnaval do Rio de Janeiro (pintura de Augustus Earle - 1822)

 

 


O que é (significado)

Entrudo pode ser definido como uma série de jogos e brincadeiras populares, introduzidas no Brasil pelos portugueses no século XVI, que também foram associadas ao carnaval brasileiro. Pode ser considerado como a fase de gestação do carnaval popular de rua. 

Origem do nome

Os "entrudos" eram os bonecos gigantes feitos de madeira e tecido, que faziam parte destas brincadeiras carnavalescas portuguesas no período final da Idade Média (por volta do século XV).

História do Entrudo no Brasil

No Rio de Janeiro do século XVII o Entrudo, estas brincadeiras da época do carnaval, eram muito comuns. Existiam vários tipos de brincadeiras e jogos que variavam de bairro para bairro. 

Já no século XVIII, os Entrudos passaram a ser um pouco mais organizados e podiam ser divididos em dois tipos: Entrudo Familiar e Entrudo Popular.

Entrudo Familiar

Eram brincadeiras e jogos mais moderados com objetivo de entretenimento social. Ocorriam geralmente nas casas de famílias ricas dos centros urbanos. Numas das mais populares brincadeiras, os moços da época faziam uma espécie de guerra com limões. O jogo não era violento e não tinha por objetivo machucar, mas apenas estabelecer laços de amizade.

Entrudo Popular

Ocorriam nas ruas das cidades, principalmente nos bairros mais populares. Ocorriam guerras de ovos, água suja, urina, frutas podres, etc. Tinham um caráter agressivo e desrespeitoso.

Enfraquecimento da tradição

A partir de meados do século XIX, governantes e autoridades passaram a tentar acabar com esta festa popular, considerada grosseira e violenta. Em várias cidades o Entrudo Popular foi proibido, porém somente nos primeiros anos do século XX que ele perdeu força. Embora não se ouça mais falar em Entrudo, em muitas regiões do Brasil ainda são comuns, na época do Carnaval, as guerras de água e frutas podres, principalmente entre crianças e jovens de regiões mais pobres.

Curiosidade:

- Na cidade de Arraias (interior de Tocantins) ainda existe a tradição do Entrudo. Muito bem organizado e baseado no respeito, conta com a participação de adultos, jovens e até idosos. A guerra de água é um dos pontos mais tradicionais desta interessante festa popular que ocorre no período do Carnaval.

 

_______________________________

Veja também:

História do Carnaval

Carnaval de Salvador

Frevo

Marchinhas de Carnaval 

Desfiles das Escolas de Samba 2014

Livros sobre o Carnaval 

_______________________________

Bibliografia indicada:

- O livro de ouro do carnaval brasileiro
  Autor: Ferreira, Felipe
  Editora: Ediouro - Sinergia
  Temas: História do Carnaval, Música, Cultura popular brasileira


Acessar Música e Cultura

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

 

 

Copyright © 2004 - 2013 Sua Pesquisa.Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.