Biografia de Isaac Newton

Biografia deste importante cientista e físico inglês, suas descobertas e estudos, iluminismo e ciência nos séculos XVII e XVIII, realizações mais importantes de sua vida, frases


Newton: um dos grandes nomes da história da Física
Newton: um dos grandes nomes da história da Física

 

Introdução (quem foi)

 

Isaac Newton nasceu em Londres, no ano de 1643, e viveu até o ano de 1727. Cientista, químico, físico, mecânico e matemático, trabalhou junto com Leibniz na elaboração do cálculo infinitesimal. Durante sua trajetória, ele descobriu várias leis da física, entre elas, a lei da gravidade.

 

Vida e realizações (biografia resumida)

 

Este cientista inglês, que foi um dos principais precursores do Iluminismo, criou o binômio de Newton, e, fez ainda, outras descobertas importantes para a ciência. Quatro de suas principais descobertas foram realizadas em sua casa, isto ocorreu no ano de 1665, período em que a Universidade de Cambridge foi obrigada a fechar suas portas por causa da peste que se alastrava por toda a Europa. Na fazenda onde morava, o jovem e brilhante estudante realizou descobertas que mudaram o rumo da ciência: o teorema binomial, o cálculo, a lei da gravitação e a natureza das cores. 

 

Dentre muitas de suas realizações escreveu e publicou obras que contribuíram significativamente com a matemática e com a Física. Além disso, escreveu também sobre Química, Alquimia, cronologia e Teologia. Nesta última área, chegou a analisar profecias bíblicas, em especial sobre o Livro de Daniel e o último livro da Bíblia: Apocalipse. Newton tinha um grande interesse pela Escatologia e o tema do fim do mundo.

 

Newton sempre esteve envolvido com questões filosóficas, religiosas e teológicas e também com a alquimia e suas obras mostravam claramente seu conhecimento a respeito destes assuntos. Devido a sua modéstia, não foi fácil convencê-lo a escrever o livro Principia, considerado uma das obras científicas mais importantes do mundo. 

 

Newton tinha um temperamento tranquilo e era uma pessoa bastante modesta. Ele se dedicava muito ao seu trabalho e muitas vezes deixava até de se alimentar e também de dormir por causa disso. Além de todas as descobertas que ele fez, acredita-se que ocorreram muitas outras que não foram anotadas. 

 

Diante de todas as suas descobertas, que, sem sombra de dúvida, contribuíram e também ampliaram os horizontes da ciência, este cientista brilhante acreditava que ainda havia muito a se descobrir. E, em 1727, morreu após uma vida de grandes descobertas e realizações.


Principais obras de Newton:

 

- Método das fluxões (1671)

- Princípios Matemáticos da Filosofia Natural (1687)

- Óptica (1704)

- Aritmética Universal (1707)

 

Frases de Isaac Newton:

 

- "Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes".

 

- "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano".

 

- "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas".

 

- "Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado".




Impressão Google+


Biografia de Isaac Newton Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Isaac Newton - o último feiticeiro

Autor: White, Michael C.

Editora: Record

Ano de publicação: 2000

Temas do livro: Biografia, Cientistas Famosos


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2016 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.