Elvis Presley: biografia resumida

Elvis Presley foi um cantor e músico, ator e cantor de rock estadunidense.


Elvis Presley: o rei do rock
Elvis Presley: o rei do rock

 

Biografia resumida e produção artística

 

Elvis Aaron Presley nasceu em 8 de janeiro de 1935, na cidade de East Tupelo (Mississipi – Estados Unidos). Os Presleys eram uma família de classe trabalhadora, e Elvis cresceu em um ambiente próximo e religioso. A música foi uma parte integral de sua vida desde cedo, pois ele foi exposto a uma diversa gama de gêneros musicais, incluindo gospel, country e blues.

 

Quando era jovem, Elvis assistia cultos da Igreja Pentecostal de sua cidade. Gostava muito das canções gospel que eram cantadas na igreja. Durante a juventude, também entrou em contato com a música country e com o blues (típico da região sul dos Estados Unidos). Estes ritmos musicais marcaram a formação musical de Elvis Presley.

 

Ainda na adolescência aprendeu a tocar guitarra e chegou a ganhar um concurso de jovens talentos musicais em sua cidade.

 

Mas a música ainda não gerava renda e ele precisava, em função da situação financeira da família, trabalhar. Após concluir o ensino secundário foi trabalhar como caminhoneiro. 

 

Em 1953, enquanto gravava algumas músicas para o aniversário da mãe, chamou a atenção de Sam Phillips, proprietário de estúdio musical e dono do selo de discos Sun Records. 

 

Já em 1954 começava a gravar suas primeiras músicas, iniciando sua carreira profissional. Em julho de 1954, duas músicas de Elvis (“Take” e "Blue Moon of Kentucky”), que compunham seu primeiro disco single, começam a tocar nas rádios de Memphis. O sucesso foi imediato e espalhou-se por outras cidades rapidamente. Em 17 de julho, Elvis faz seu primeiro show na cidade de Memphis.

 

Em 1955, seu contrato musical passa para um novo selo a RCA. Em 1956, o sucesso de Elvis passa ser internacional e o cantor é considerado um fenômeno de sucesso e venda de discos. 

 

No ano de 1958, Elvis foi servir o exército. Entre outubro de 1958 e março de 1960, Elvis permaneceu numa base militar dos Estados Unidos na então Alemanha Ocidental. Sua carreira musical voltou com toda força ao sair do exército. Nos anos 60, Elvis era um dos maiores ídolos da música internacional.

 

Nesta época, Elvis também focou em sua carreira de ator, estrelando uma série de filmes em Hollywood. Embora alguns filmes, como "Jailhouse Rock" e "Viva Las Vegas", tenham sido bem-sucedidos, muitos foram criticados, e Presley tornou-se cada vez mais insatisfeito com os papéis que lhe foram dados.

 

O estilo de Elvis era contagiante e fazia admiradores em todas as faixas etárias e classes sociais, embora fosse condenado pelos conservadores, que o considerava um atentado aos bons costumes. Elvis dançava e requebrava com sua guitarra, num estilo empolgante e revolucionário para a época. 

 

Em 1956, fez suas primeiras aparições em programas de TV. Neste sentido, podemos citar sua participação no The Ed Sullivan Show, que era um programa televisivo muito importante nos EUA.

 

Além da música, Elvis também atuou no cinema, fazendo grande sucesso. Seus filmes eram recheados com canções de sucesso e levavam milhões de pessoas as bilheterias de cinemas do mundo todo. Seu primeiro filme foi “Love me Tender” de 1956.

 

Os anos 70 não foram tão bons para o ídolo do rock, embora o sucesso continuasse a todo vapor. Enfrentou problemas pessoais, passou a aparecer poucas vezes em público, permanecendo grande parte do tempo em sua mansão. Mesmo assim, o rei do rock realizou uma grande quantidade de shows. 

 

Elvis Presley morreu em 16 de agosto de 1977, em sua mansão no Memphis (Tennesse) de ataque cardíaco fulminante. Atribuem-se seus problemas de saúde, inclusive sua morte, ao uso exagerado de barbitúricos. Sua carreira musical durou 23 anos.

 

Elvis foi um dos mais populares cantores de Rock’n and Roll de todos os tempos. É considerado por muitos o pai deste ritmo musical.

 

Elvis Presley jovem e dançando
Elvis Presley jovem: músicas e danças fora do padrão da época.

 

 

Grandes Sucessos de Elvis Presley

 

- Love me tender

- Always On My Mind

- Can't Help Falling In Love 

- Suspicious Minds

- My way

- Jailhouse Rock

- In the ghetto

- An American Trilogy

- Unchained Melody

- Bridge Over Troubled Water 

- A Little Less Conversation 

- It's Now Or Never

- Only You 

- Hound Dog

- That's All Right, Mama

- Blue Suede Shoes

- Burning Love

- Sweet Caroline

- Kiss Me Quick

 

Elvis Presley tocando violão

Elvis Presley (foto publicitária de 1956)

 

 

O legado de Elvis Presley

 


O legado de Elvis Presley é imenso. Ele é um dos artistas solo mais vendidos na história da música gravada, com vendas estimadas de discos em torno de 500 milhões em todo o mundo. Ele ganhou três prêmios Grammy e recebeu o Grammy Lifetime Achievement Award aos 36 anos. A casa de Presley, Graceland, agora é um museu e é visitada por centenas de milhares de fãs todos os anos.


A influência de Presley estendeu-se além da música; ele se tornou uma figura definidora do estilo de vida do rock and roll e um símbolo da cultura americana. Seu estilo, voz e música continuam a inspirar artistas de vários gêneros, e suas contribuições para a indústria da música permanecem um marco para o desempenho e o sucesso.

 



Artigo publicado em: 30/01/2023 e atualizado em 20/02/2024

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Bibliografia Indicada

 

Elvis Presley e a revolução do rock

Autor: Danchin, Sebastian

Editora: Agir

 

Fonte de referência do artigo:

 

- SOUSA, Waldemar. Elvis Presley: A Biografia. São Paulo: Editora Globo, 2015.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.