Che Guevara

Ernesto Che Guevara foi um médico, escritor e líder guerrilheiro argentino do século XX. Foi um dos principais líderes da Revolução Cubana de 1959.


Che Guevara: o revolucionário socialista mais famoso do século XX
Che Guevara: o revolucionário socialista mais famoso do século XX

 

Quem foi

 

Ernesto Rafael Guevara de La Serna, mais conhecido como Che Guevara, foi um famoso revolucionário socialista argentino do século XX. Foi também médico e escritor.

 

Biografia resumida

 

Che Guevara era argentino. Nasceu na cidade de Rosário em 14 de junho de 1928.

 

Nasceu numa família de boas condições sociais. Desde a infância sofreu com a asma e, por recomendação médica, sua família mudou-se para uma região de campo, próxima à cidade de Córdoba (região central da Argentina), que possuía o ar de melhor qualidade.

 

Desde a adolescência foi incentivado pelos pais a ler livros da biblioteca particular da família. Foi nesta fase que entrou em contato com a literatura socialista (Marx, Engels e Lênin).

 

Como o negócio da família estava indo mal, resolveu trabalhar ainda com 14 anos. Sem largar os estudos, conseguiu um emprego numa Câmara próxima à cidade de Córdoba.

 

Em 1946, a família resolveu mudar para a cidade de Bogotá (Colômbia) e Che Guevara começou a cursar Medicina na Universidade. Nesta mesma época, conseguiu um trabalho numa tipografia. Fazia também trabalho voluntário numa instituição de pesquisas sexuais.

 

Com o final da Segunda Guerra Mundial, começaram os movimentos estudantis de protesto contra o governo populista argentino de Domingo Perón. Guevara participou destes protestos. 

 

Em 1951, na companhia do amigo Alberto Granado, deu início a uma viagem de motocicleta para conhecer a situação política, social e econômica da América Latina. Visitou várias regiões carentes como, por exemplo, minas de cobre, povoados indígenas e leprosários. Ficou impressionado com a miséria e as péssimas condições de vida das camadas mais pobres da sociedade.  Entre os anos de 1952 e 1953, escreveu os "Diários de motocicleta", publicado em 1993.

 

No ano de 1953, formou-se médico e retornou para a Argentina. Porém, passou a dedicar-se ao mundo da política. Neste mesmo ano, fez uma nova viagem pela Bolívia, Peru, Panamá, Colômbia, Equador, Costa Rica, El Salvador e Guatemala.

 

Che Guevara conheceu Fidel Castro no México, em 1955, onde Castro estava planejando derrubar o regime de Fulgêncio Batista em Cuba. Guevara se juntou à causa de Castro.

 

Após a viagem, conheceu Hilda Gadea, e com ela, teve a primeira filha, Hildita. 

 

Foto de um homem branco de bigode e barba, usando uma boina preta e um uniforme militar

Che Guevara em junho de 1959, ano da Revolução Cubana.



Entrada na guerrilha e participação na Revolução Cubana

 

Em 1954, conheceu, no México, Raúl Castro e logo depois o irmão Fidel Castro. Entrou para o grupo revolucionário de Castro, que se instalou na região de Sierra Maestra, em 1957. Pretendiam derrubar o governo de Fulgencio Batista, que era apoiado pelos Estados Unidos, e implantar o socialismo na ilha.

 

Em 1956, Guevara participou da invasão de Cuba pelo Movimento 26 de Julho, começando a guerra contra o regime de Batista.

 

Após a vitória dos revolucionários, em 1959 e a implantação do socialismo em Cuba, Che Guevara tornou-se membro do governo cubano de Fidel Castro, exercendo as funções de embaixador, presidente do Banco Nacional e Ministro da Indústria.

 

Em 1961, Che visitou o Brasil e foi condecorado, pelo então presidente Jânio Quadros, com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

 

Che Guevara acreditava que a revolução socialista, contra o imperialismo comandado pelos Estados Unidos, deveria ser levada para outros países. Lutou no Congo (África) e depois foi para a Bolívia, onde estabeleceu uma base guerrilheira. Pretendia unificar os países da América Latina sob a bandeira do socialismo e invadir a Argentina.

 

Com pouco conhecimento do território e sem apoio dos camponeses e do partido comunista boliviano, sua luta tornou-se difícil. Foi capturado pelos soldados bolivianos, na selva de La Higuera (Bolívia), em 8 de outubro de 1967.

 

Em 9 de outubro de 1967, na aldeia de La Higuera (Bolívia), foi executado por soldados bolivianos (um dia após sua captura).

 

Che Guevara em 1959, após a Batalha de Santa Clara

Che Guevara em 1959, após a Batalha de Santa Clara.

 



Exemplos de frases de Che Guevara

 

- "O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor."

 

- "Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura."

 

- "A reforma agrária radical é a única forma de dar a terra ao camponês."

 

- "A revolução acontece através do homem, mas o homem tem de forjar, dia a dia, o seu espírito revolucionário."

 

- "A argila principal de nossa obra é a juventude. Nela depositamos todas as nossas esperanças e a preparamos para receber ideias para moldar o futuro."

 

Che Guevara em 1960 com a esposa nas ruas de Havana

Che Guevara, em 1960, com a esposa Aleida March (a direita) nas ruas de Havana.

 

 

 



Última atualização: 13/06/2023

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Castañeda, Jorge G. Compañero: A vida e a morte de Che Guevara. Rio de Janeiro: Record, 1998.

 

- Anderson, Jon Lee. Che Guevara: uma vida revolucionária. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.